Perguntas e Respostas

O que é o Pilates?

Pilates é um sistema de mais de 500 exercícios controlados que trabalham a mente e todo o corpo. Ele é balanceado entre o treino de força e flexibilidade que melhoram a postura, reduz o stress e tonifica a musculatura. Vários músculos do corpo são trabalhados ao mesmo tempo através de exercícios suaves e contínuos, com uma particular concentração na fortalização e estabilização do centro do corpo (o abdomen, as costas e a cintura pélvica).

O foco do Pilates está na qualidade no movimento ao invés da quantidade, o que faz seus praticantes se sentirem revigorados e não exaustos depois dos treinos. O Pilates tem uma abordagem balanceada, então nenhum grupo muscular é sobrecarregado e o corpo trabalha de uma maneira eficiente, como um sistema holístico. Os exercícios do Pilates podem ser feitos sobre um colchonete (Mat Pilates) ou com equipamentos especializados (Studio de Pilates) como: Reformer, Cadillac, Ladder Barrel ou Chair.

Quais são os benefícios do Pilates?

Com aulas regulares, o Pilates traz os seguintes benefícios:

  • Aumenta da força, a flexibilidade e o equilíbrio
  • Tonifica e fortalece os músculos
  • Torna os músculos profundos do abdomen mais fortes, de forma a ajudar o centro do corpo
  • Trabalha a mente e melhora da consciência corporal
  • Cria padrões de movimentos mais eficientes, tornando o corpo menos propenso a lesões
  • Reduz o Stress, alivia a tensão, aumenta a energia
  • Restaura o alinhamento corporal e da postura
  • Cria uma coluna espinhal mais forte e flexível
  • Ajuda na recuperação de lesões
  • Aumenta a amplitude de movimento das articulações
  • Melhora a circulação sanguinea
  • Eleva a coordenação neuromuscular
  • Oferece alívio para dores nas costas e nas articulações
  • Corrige o treino excessivo em grupos musculares que podem levar a lesões
  • Aprimora a mobilidade, agilidade e potência
  • Complementa treinos esportivos e desenvolve a capacidade física para atividades da vida diária
  • Melhora a qualidade do sono
  • Ajuda na parte sexual
Veja aqui mais detalhes sobre os benefícios do Pilates

Com qual idade podemos praticar o Pilates?

O Pilates pode ser benéfico para todas as idades e níveis de condicionamento físico. O método é como uma ponte entre o treino físico e terapeutico, podendo ser adaptado, modificado e customizado para as necessidades de cada pessoa. Alguns movimentos avançados e sequências podem exigir muita energia e habilidade, enquanto outros podem ser realizados por quase qualquer pessoa. Então, ele é mais uma questão de condição física do que idade. Algumas vezes uma pessoa com 75 anos pode realizar um movimento no Cadillac enquanto um jovem de 20 anos não consegue um simples rolamento para baixo.

Existe alguma contra-indicação para o Pilates?

O Pilates é um método saudável e completo, não tendo contra-indicações.
Ele é indicado para pessoas de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento físico.

Qual a duração das aulas de Pilates?

As aulas tem duração de 55 minutos.

O Pilates corrige má postura?

Sim, com certeza. Este é um dos principais benefícios do Pilates.
Através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado progressivamente. Como resultado o postura é corrigida e o resultado estético e na saúde é fantástico.

Qual é melhor: Studio ou Mat Pilates?

Não é uma questão de um ser melhor que o outro. Os fundamentos do Pilates podem ser realizados tanto no Mat quanto nos equipamentos e grandes resutados podem ser alcançados através de movimentos básico, intermediários ou avançados. Entretanto, os vários equipamentos como o Reformer, Cadillac e Chair incorporam a resistência das molas e trabalham os músculos de forma concêntrica e excêntrica, os tonificando, esculpindo e alongando de uma forma segura. Alguns acessórios como bandas elásticas, fitness circle e bolas também possibilitam uma ampla variedade de exercícios que respeitam os fundamentos do Pilates.

Um completo e satisfatório programa de Pilates pode envolver apenas exercícios sem acessórios ou utilizar vários deles. Cada sessão oferece uma ampla variedade de exercícios de forma que nenhuma aula é igual a outra.

Conheça mais sobre o Studio de Pilates e seus equipamentos
Veja aqui informações detalhadas sobre o Mat Pilates

Com que frequência deve-se praticar Pilates?

Costumamos dizer que 1 vez por semana é melhor do que ficar sedentário e que 2 vezes é muito melhor do que apenas uma. Se tiver disponibilidade, 3 vezes por semana é o ideal, pois você consegue estimular o seu corpo com uma boa frequência e ainda promove o descanso necessário com um dia de folga entre as sessões.

Se for possível, pratique também algum tipo de atividade cardiovascular como caminhada, andar de bicicleta ou natação. Quanto mais regular e consistente for sua prática de Pilates, mais rápido você alcançará os resultados desejados. Geralmente eles aparecem depois de 10 a 15 aulas.

Pilates Emagrece?

Quanto mais massa muscular, mais calorias são queimadas

Com esta máxima já poderíamos responder ao questionamento: Sim, a prática do Pilates ajuda a eliminar peso. Contudo, o foco do exercício também deve ser a conquista do equilíbrio entre o corpo e a alma, ganho de flexibilidade, diminuição gradativa do estresse, melhora na postura e prevenção de problemas de saúde como hipertensão e diabetes, pois estes são resultados alcançados por quem decide passar algumas horas por semana praticando a técnica, criada em 1929 por Joseph Pilates.

O Pilates é uma atividade neuromuscular que trabalha músculos, ossos e articulações de maneira intensa. Isso acelera o metabolismo corporal e favorece a obtenção de um corpo saudável e tonificado. Após um mês de aula, o praticante já começa a perceber alguns resultados. Em uma hora de aula, é possível eliminar de 200 a 400 calorias, de acordo com os exercícios praticados.

Você pode praticar Pilates todos os dias. Porém, antes é preciso realizar uma avalição minuciosa com o educador físico do estúdio. Uma boa dica para analisar a evolução do seu corpo é tirar fotos antes de começar os treinos e compará-las com imagens tiradas mês a mês.

Contudo, para aqueles que querem resultados mais rápidos o Pilates pode ser praticado em conjunto com outros exercícios físicos como musculação, por exemplo.

"Seu corpo é o seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos." – Joseph Pilates

Grávidas podem fazer Pilates?

De maneira geral, exercícios moderados são saudáveis para mulheres com uma gravidez sem risco, mas é importante ter algumas precauções em mente:

  1. Não force muito os músculos abdominais para evitar a separação dos músculos abdominais
  2. Tome muito cuidado com a coluna lombar, que pode ser tencionada pelo peso do feto
  3. Evite os exercícios que requerem que você deite de costas, pois esta posição pode comprometer o sistema circulatório da mâe e do feto
  4. Esteja atenta que seu centro de gravidade e seu senso de equilíbrio foi modificado
  5. Não inicie uma atividade totalmente nova no primeiro trimestre

Isto dito, muitos exercícios de alongamento e fortalecimento do Pilates podem ser bons para o corpo e a mente da mulher durante a gravidez. E importante: durante a gravidez, somente pratique Pilates sob a orientação de um instrutor que tenha sido especialmente treinado para ensinar mulheres em tal condição.