Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Saiba por que o pilates é o queridinho das academias

Fortalecimento da musculatura, resistência muscular, alinhamento postural e prevenção de doenças como a osteoporose são as principais razões que levam tantas pessoas para as aulas de pilates. Existem academias e estúdios com filas de espera, tamanha a procura.

Trata-se de um trabalho direcionado e os resultados aparecem em poucas sessões. Convoquei o instrutor de pilates e personal trainer Matheus Zanchet para explicar esse método que promove a saúde integral, age no âmbito físico, mental e espiritual.
- Não se compara a nenhum outro trabalho realizado em academia e nem substitui os exercícios aeróbicos, tampouco a musculação - declara Matheus.

O QUE É O PILATES
É um método de alongamento e exercício físico que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução, uma técnica de reeducação do movimento, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
1 - Contribui para realinhar a coluna vertebral e melhorar a postura.
2 - Muitas dores nas costas podem ser totalmente eliminadas.
3 - A prática pode ajudar alongando os músculos, liberando tensões e dores, o que pode, comprovadamente, desencadear o sono natural.
4 - Ajuda a aumentar força e resistência sem hipertrofia dos músculos, porque se concentra no desenvolvimento do “core” - músculos localizados nas regiões pélvica e abdominal -, e nas costas.
5 - Ao promover a boa postura e equilíbrio, pode ajudar na prevenção da osteoporose e consequentes quedas.
6 - É um exercício que literalmente reintroduz você ao seu próprio corpo. Quanto melhor você entender o seu corpo e como ele funciona, mais fácil será para você liberar a tensão, relaxar e combater o estresse da vida moderna.
7 - Auxilia na prevenção da incontinência urinária, uma vez que fortalecer o pavimento pélvico.
8 - Ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do “core”. Isso significa menos lesões.
9 - Ajuda na recuperação e evita lesões recorrentes por ser uma atividade de baixo impacto.
10 - Um mantra bastante ouvido nas academias é “sem dor, sem ganho”, mas isso não se fala num estúdio de pilates. É uma tecnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.

RESULTADOS
Após 10 sessões, já é possível notar algumas mudanças, como aumento da flexibilidade, do tônus muscular e alívio de dores.

AJUDA NO EMAGRECIMENTO
Por promover um corpo mais tonificado, modelado e alongado, auxilia no emagrecimento. O ideal é associar o pilates com um exercício aeróbico, tanto para o gasto calórico, quanto para o trabalho cardiovascular.
O pilates e a caminhada são uma combinação perfeita.

TERAPIA
Pode ser praticado e utilizado como terapia para diversas dores crônicas, tensões e estresse, problemas de coluna, nervo ciático, tendinites e bursites, fibromialgia, tornozelo e pé, quadril, ombro, cotovelo e punho, dores de cabeça, contusões etc.

QUALQUER PESSOA PODE FAZER
A grande vantagem do método pilates é que ele pode ser adaptado para diferentes tipos de praticantes.
Para aqueles que sofrem de dores crônicas ou desconfortos musculares, não gera desgaste articular, pois envolve exercícios de baixo impacto e com poucas repetições.
Pode auxiliar na reabilitação, na parte estética, no ganho de condicionamento físico ou preparo de atletas.


Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.