Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

RPG e Pilates no combate a dores na coluna

RPG e Pilates no combate a dor nas costasSentar de qualquer jeito na cadeira, fazer esforços como carregar peso ou ter uma má postura podem provocar problemas na coluna. De acordo com o ortopedista do Hospital Santana Paulo Ricardo Carreira Toledo, existem vários tipos de desvio de coluna, mas o mais freqüente é a escoliose, muito comum em adolescentes.
 
O próprio desenvolvimento físico pode resultar em um desvio de postura. O médico explica que as dores de coluna causam certo incômodo e limitações nos movimentos, que ficam prejudicados diante de um quadro de dor. Toledo alerta que ao primeiro sinal de dores nas costas, o jovem precisa se consultar com um especialista, pois a demora em se ter o diagnóstico para iniciar o tratamento pode refletir na fase adulta, tendo em vista que as dores na coluna irão persistir.

Segundo o ortopedista, o tratamento vai depender do caso e, principalmente, da gravidade. O médico conta que existem quadros mais complicados, que muitas vezes necessitam de cirurgia ou uso de coletes específicos para corrigir os problemas: “Geralmente nos casos menos graves, o tratamento indicado pode ser a prática de atividades físicas ou a Reeducação Postural Global (RPG). Se o tratamento adequado for feito ainda na adolescência é melhor, porque acompanha a fase de desenvolvimento”.
 
Em relação às atividades físicas, existem exercícios que fortalecem a musculatura e a postura, como a natação e o pilates, sendo este último muito praticado e consiste em alternar exercícios de alongamento com determinados aparelhos, fazendo também o uso de bolas. Trabalhando em conjunto com o ortopedista, o fisioterapeuta fica responsável pela reeducação postural.
 
Posições

Questionado se existe uma posição correta para dormir, por exemplo, e não prejudicar a coluna, o médico afirma que sim. A melhor maneira para dormir é de barriga para cima, levando em consideração a qualidade do colchão que deve acompanhar e acomodar a coluna. “Infelizmente não temos como controlar os nossos movimentos durante o sono. Todos se movimentam muito enquanto dormem então, na prática, isso não acontece, mas optar por um colchão adequado já ajuda”, recomenda.
 
Como a escoliose atinge muitos jovens, os pais devem ficar atentos em relação ao peso da mochila na qual as crianças e adolescentes carregam o material escolar. A melhor escolha, segundo Toledo são as mochilas de rodinha.
 Agora, com a postura inadequada que muitos têm ao se sentarem, especialmente aquelas pessoas que passam o dia inteiro em frente ao computador, o especialista pede que a pessoa mantenha vigilância constante.
 “É necessário sentar corretamente, estar com as costas eretas e apoiadas no encosto na cadeira”, ensina o médico, que também ressalta a importância de não andar curvado.
 
fonte: www.moginews.com.br

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.