Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Quem foi Joseph Pilates?

Foto - Joseph Pilates - História do PilatesQuem conhece o método Pilates, provavelmente já ouviu falar do seu criador, Joseph Pilates, mas, mesmo sabendo quem teve tamanha inspiração, ainda paira a dúvida: quem foi esse homem? Joseph Pilates nasceu em uma pequena cidade no interior da Alemanha, em 1880. Sua filiação talvez tenha sido a inspiração definitiva para Joseph: sua mãe era neuropata e o seu pai um ginasta de renome mundial.

Joseph teve, durante a infância, vários problemas de saúde como asma e raquitismo. A prática de exercícios físicos, provavelmente incentivada pelo seu pai, surgiu como aliada para superar suas dificuldades.

Por volta de 1912, Joseph se muda para a Inglaterra. Neste período, baseado nas suas experiências com as atividades físicas que praticou, ele desenvolveu a “Contrologia”, que consistia em exercícios realizados no solo.

Já em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial começou,  Joseph foi recrutado para um “campo de internamento”. Chegando ao campo e ao se deparar com os acamados, Joseph utilizou molas das macas e dos colchões para auxiliar os exercícios dessas pessoas. Assim, surgiram seus aparelhos.

Na década de 20, Joseph muda-se para os Foto - Joseph Pilates - História do PilatesEstados Unidos. No caminho para lá, conhece a sua mulher, Clara, que era enfermeira e sofria de artrite. Assim que se mudaram para Nova York, Joseph e Clara abriram um estúdio, que ficava próximo a um estúdio de ballet e foi assim que o método se disseminou: os bailarinos procuravam Joseph para reabilitação e correção de equilíbrio, mas perceberam que o método lhes traziam outras vantagens como melhora de força, resistência e alongamento. Muitos destes bailarinos tornaram-se discípulos de Joseph, dando aulas de Contrologia.

Em 1967, Joseph Pilates faleceu e sua esposa, Clara,  para homenageá-lo, deu seu nome ao método, que passou a ser chamado “Pilates” e hoje é sucesso de procura e resultados no mundo inteiro.

Se você ainda não conhece o método, procure nossos estúdios e faça uma aula experimental.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.