Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Precisando de mais disposição? Saiba o que fazer para ter mais energia


Você tem sentido que a rotina tem exigido muito de você? Tem sentido falta de energia para seguir esse ritmo alucinado da vida moderna. Mas você sabia que o que você põe à mesa pode ajudá-lo a ganhar mais pique e resistência para enfrentar o cotidiano? Separamos aqui boas dicas de alimentos que você pode adotar para manter a energia em alta e ter mais disposição.

Um dos itens principais do cardápio nesses casos de falta de disposição, deve ser o carboidrato, pois ele é absorvido lentamente pelo organismo e assim transforma-se mais lentamente em combustível para ser dispensado para o corpo em forma de energia. Além disso, atua diretamente no humor, ajudando o cérebro a regular a sensação do bem-estar, o que também vai lhe dar muito mais ânimo. Outros alimentos que devem fazer parte da dieta são os estimulantes, como café, gengibre e algumas especiarias. Veja a seguir o que fazer para ter muito mais disposição!

O que você precisa comer e beber para ter mais disposição ?

Hidratação é fundamental para sentir-se mais disposto. Beba de dois a três litros de água por dia para hidratar o corpo e limpar o organismo de toxinas que prejudicam o funcionamento do corpo. Chá gelado, sucos e até a água que vai em uma sopa contam no total de líquidos a ser ingerido. Uma dica: beba líquidos de pouco em pouco, no passar do dia e evite beber tudo de uma vez só, para usufruir dos benefícios evitando dilatar o estômago.

Invista em um café da manhã reforçado. Você vai ter mais energia para trabalhar, estudar ou fazer exercícios.

Aposte em estimulantes, como a cafeína, elas aceleram o sistema nervoso central, o que melhora o estado de alerta. Porém, sem exagero. Quatro xícaras já é uma boa medida para manter a disposição.

Alguns temperos e especiarias como canela, o gengibre, a noz-moscada e  pimenta são alimentos termogênicos, e ótimos estimulantes do sistema circulatório e podem ajudar a ter mais disposição.

Outra dica, uvas são excelentes aliados do funcionamento do organismo, com propriedades laxativas e diuréticas, elas ainda estimulam as funções do fígado. São também ricas em salicilatos, substâncias que auxiliam no combate às doenças do coração, e ainda auxiliam a regulação do colesterol e reduz a coagulação no sangue.

Para manter a disposição em alta, é importante ingerir proteína todos os dias. Não apenas as que são de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurtes, mas também as de origem vegetal como ervilhas e soja, você pode ainda inovar com kani, atum, etc.

Indicamos também a ingestão do suco de cupuaçu, seja com a polpa fresca ou congelada, ele continua sendo rico em vitamina C e em proteínas. Outra característica muito importante desse alimento: ele é superleve. Sendo uma ótima maneira de ingerir a dose diária recomendada de vitamina C.

Ao transpirar, o corpo perde ferro, potássio, magnésio e cálcio. Comendo um ou dois kiwis você recupera todas essas substâncias, e o kiwi tem mais vitamina C por grama do que a laranja e mais vitamina E do que o abacate com o benefício de que não tem a mesma quantidade de gordura que ele.

Quais são os inimigos da sua disposição

Coma o mínimo de gordura possível, é o melhor modo para não ficar com aquela indisposição desagradável. A comida pesada ou gordurosa deixa você com sensação de peso e mau estar por conta do processo digestivo ser mais difícil.

A falta de açúcar no sangue (hipoglicemia) causa sensação de fraqueza, e por isso é importante fazer todas as refeições indicadas, não pule refeições ou fique em jejum muito tempo.

Evite ingerir alimentos de digestão lenta, como o açúcar refinado: ele fornece uma carga rápida de energia, mas a sensação de preguiça e indisposição vem logo a seguir.

Outro ‘inimigo’ da disposição é comer muito de uma só vez. Isso mobiliza o esforço e energia do corpo para a digestão – e não sobra muita energia para o restante do corpo e das atividades.

Resumindo, evite alimentos que dificultam o processo digestório, fazendo você se sentir pesado, sem a menor vontade de se mexer. Corte o açúcar em excesso, evite leite e derivados na forma integral. Corte refrigerantes, frituras, sorvetes. Evite também a feijoada, a maionese do churrasco, e qualquer prato com molhos gordurosos.

A partir dessas atitudes simples, você vai ter muito mais disposição e energia para o dia a dia e para o Pilates!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.