Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Postura alinhada com Pilates

PilatesBasta observar por alguns instantes os jovens sentados nas salas de aula, ou nas praças de alimentação dos shoppings centers, para perceber que a postura deles não está das melhores.

A falta de massa muscular faz com que os adolescentes fiquem com os ombros e a barriga para frente, o que provoca a má postura.

Os exercícios físicos, de uma maneira geral, ajudam a melhorar este problema por causa do alongamento.

Entre as alternativas, a prática do pilates é uma das mais indicadas por médicos. Se o dano não for corrigido na juventude, sérios problemas podem ser desenvolvidos durante a vida adulta e numa idade mais avançada.

“Os exercícios do pilates focam os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a espinha. Garantem ótima postura, músculos firmes, autocontrole e articulações saudáveis.

No tratamento da correção postural, com três semanas de prática, já é possível mensurar os benefícios, inclusive com acompanhamento fotográfico”, explica o fisioterapeuta Sérgio Machado.

De acordo com Machado, o sedentarismo é uma das principais causas da degeneração do disco lombar. A coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, é muito trabalhada durante o pilates.

“A coluna funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro, e por isso precisa de movimentação e de exercícios, em todos os estágios da vida, para manter a sua função, inclusive na adolescência”, conclui o especialista. Ele recomenda a prática do pilates, pelo menos, três vezes por semana.

 

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.