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Porque parou?

Sempre há uma desculpa para interromper um treinamento ou para parar de frequentar a academia. Muitas pessoas começam a fazer atividades físicas periódicas, aumentam a intensidade dos exercícios e acabam deixando a prática de lado. Mas essa atitude pode trazer alguns prejuízos bastante sérios ao corpo.

De acordo com o personal trainer Márcio Soares, tudo o que foi conquistado durante o período de prática dos exercícios físicos pode ir por água abaixo em pouco tempo. Todos os ganhos conquistados em três meses de atividades, por exemplo, podem ser perdidos em cerca de um mês.

- Ao se interromper um programa de treinamento ou a prática regular de exercícios, o organismo perde as adaptações fisiológicas adquiridas. O exercício físico deve ser frequente, regular e contínuo para que possamos manter as adaptações e benefícios - alerta Márcio.

Segundo ele, quando uma pessoa para de treinar, os sistemas corporais se reajustam de acordo com a diminuição do estímulo. O condicionamento cardiorrespiratório é reversível assim como qualquer tipo de treinamento físico, ou seja, os efeitos benéficos do treinamento não são cumulativos.

- Porque você precisa ter fôlego para subir cinco andares se você só sobe um? Por isso, há uma adaptação devido ao uso ou o desuso.

Para quem está do olho na balança, o risco está em recuperar todo o peso perdido. Com a diminuição do gasto calórico - promovido antes pela atividade física - a dieta também precisa ser adaptada para ingestão de menos calorias.

Algumas pessoas interrompem o treinamento em decorrência de uma lesão. Nestes casos, Márcio recomenda que se busque outras alternativas de exercícios, adaptadas a nova realidade física.

- Se a pessoa sofreu uma lesão no joelho, ela pode procurar uma atividade como a natação, onde podemos com a ajuda de flutuadores, utilizar somente a parte superior do corpo, - exemplifica o professor.

Como você sai perdendo:

:: redução da força e massa muscular adquirida durante a evolução dos treinos;

:: ganho de peso pela diminuição do gasto calórico. Readapte a dieta em caso de interrupção;

:: os efeitos do condicionamento não são cumulativos, portanto, seu rendimento físico deve reduzir;

:: quanto mais alto for o grau de condicionamento, maior é a perda.

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