Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates x RPG


"Vivemos a era dos problemas posturais". Você concorda ou discorda dessa afirmação? Talvez ela soe um pouco alarmista, mas vamos adiante: atualmente quantas horas você passa sentado, seja trabalhando ou dirigindo? Qual a forma que você dorme? Quantas horas de exercício pratica por dia? E alongamento, quantas vezes por dia você o pratica? Sem sombra de dúvidas, as horas que passamos sentados – e na grande maioria das vezes temos uma péssima postura ao sentar – ultrapassa o tempo que dedicamos as outras atividades como caminhar ou mesmo se alongar uma vez por dia. A cada ano o número de pessoas com advindos da má postura cresce e isso tem feito com que muitos se preocupem mais com a prevenção de lesões musculares e articulares.

Para quem procura fugir dessa conclusão, duas opções tem se sobressaído dentre os tratamentos e atividades: o Pilates e o RPG. Mas qual a diferença entre os dois e qual o melhor pra você.

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates e utiliza os exercícios físicos para melhorar as relações musculares. São exercícios que buscam concentração em cada movimento da parte do corpo exercitada, o controle e a harmonia do movimento, a precisão para qualidade do movimento, a força de centro para controle do corpo e o movimento fluido (sem impacto) juntamente com a respiração. Os exercícios são realizados no solo ou em aparelhos com ou sem acessórios que facilitam ou desafiam o aluno.

A técnica RPG (Reeducação Postural Global) foi desenvolvida por Philipe E. Souchard e trata cada ser humano como único, buscando a verdadeira causa do problema e considerando o corpo como um todo. A posição estática é fundamental para o tratamento, bem como a respiração e, através de posturas e manobras, a técnica proporciona o alinhamento postural, sendo realizada por um Fisioterapeuta.

Um método trabalha mais o estático e o outro mais o dinâmico, mas ambos buscam o mesmo fim: o alinhamento corporal, a flexibilidade, a prevenção de lesões, a respiração, o controle do centro do corpo e proporcionam a consciência corporal. O RPG, depois de alcançado seu objetivo, tem uma manutenção feita em sessões mais espaçadas, o que se torna um ponto positivo para o Pilates, que pode ser praticado como atividade física.

Se você escolher o Pilates, procure uma de nossas unidades! São mais de 20 em São Paulo, com certeza uma está perto de você!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.