Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates - Técnica para todas as idades

Músculos firmes, barriguinha enxuta, bumbum durinho e um condicionamento físico de fazer inveja. Alie isso a uma mente mais tranqüila, com maior poder de concentração e equilíbrio. Não é por acaso que o Pilates conquista, a cada ano, mais adeptos. E, no Ceará não é diferente. Várias academias oferecem o método que, apesar de ser um pouco mais caro que outras atividades físicas, resulta em um corpo mais harmonioso, flexível e com força muscular. No entanto, uma das questões mais debatidas é a formação profissional.

Para a orientadora do método e coreógrafa que trabalha com Pilates desde 1992, Jaqueline Borges, alguns cursos de Pilates estão banalizando a técnica ao oferecerem aulas (de curta duração) que transmitem a técnica de forma limitada. Na verdade, esclarece, o método é multidisciplinar, podendo ser empregado tanto para a promoção da saúde física e mental, como visando benefícios estéticos para pessoas de todas as faixas etárias ou com necessidades especiais.

Todas as idades

Segundo Beto Carvalho, um dos pioneiros do método Pilates solo no Ceará, e sua esposa Adriana Aguiar, ambos do Stúdio Movimento Vida, “as pessoas estão se conscientizando que praticar exercícios físicos é sinônimo de saúde. Devido as dores musculares causadas por tensões próprias do cotidiano, buscam uma atividade mais calma que lhes traga bem-estar físico e mental”.

O Pilates, seja praticado no solo ou em aparelhos, leva o praticante a desenvolver uma consciência corporal, assim como um maior controle na execução dos movimentos associados à respiração. Como as aulas são desenvolvidas a partir de uma avaliação postural, mesmo quando realizadas em grupos, os exercícios físicos específicos podem ser aplicados de forma a respeitar as necessidades de cada aluno.

A novidade, segundo Beto e Adriana Carvalho, é abertura de turmas de Pilates para crianças, a partir de oito anos. As aulas no solo, informam, utilizam bolas, discos proprioceptivos, rolos Feldenkras e outros acessórios, assim como atividades lúdicas. O objetivo final é melhorar a postura, a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio, favorecendo a redução dos vícios posturais que começam na infância.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.