Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates sem dor: o caminho correto

“No pain, no gain” (em tradução literal: sem dor, sem ganho) é o que repete a geração dos “treinos” em academias, de horas e horas de levantamento de peso e do consumo, por vezes sem critério, das proteínas artificiais e cafeína para dar mais “energia” no treino. Sentir dor após um exercício físico nem sempre é sinal de que os músculos estão “acordando” ou que o exercício está funcionando. Apesar de ser comum após o esforço muscular, a dor pós exercício pode significar uma lesão muscular decorrente de excesso desse esforço e não ganho de massa como muitos pensam.

No caso do Pilates, o pensamento das pessoas que chegam aos estúdios não é muito diferente: se não houver dor, não há resultado. E é aí onde muitos passam dos limites ou acham que não estão se exercitando o suficiente e acabam abandonando as aulas. O objetivo das aulas de Pilates não é levar o músculo à exaustão, muito pelo contrário: o objetivo é fortalecer profundamente cada grupo muscular e desenvolver a consciência corporal de cada aluno.

Embora a dor pós-aula seja compreendida em alguns casos, visto, por exemplo, que os alongamentos são levados à sério no método e muitos dos que procuram pelo Pilates não faziam qualquer tipo de exercício anteriormente, se você sente muita dor durante ou depois das aulas, isso pode significar excesso de treino com sobrecarga muscular que não considera os princípios do método, que primam por controle e precisão de movimento.

O Pilates está entre as modalidades de exercícios mais seguras porque não causa impacto e exige poucas repetições, no entanto, as posturas não são fáceis e exigem muita atenção e concentração. Se forem mal executadas, podem causar, a médio e longo prazo, dores musculares, distensões ou até mesmo agravar uma lesão pré-existente.

O ideal para quem pratica é ficar no limite da dor e do conforto, entre o prazer de praticar e a dificuldade de executar uma posição que você não conhecia e com a qual o seu corpo não era acostumado.

Se houver dor após uma aula de Pilates, converse com seu instrutor. Para ter certeza de que seu corpo, seus limites e sua saúde serão respeitados, procure uma das unidades Pure Pilates. Temos uma equipe qualificada a ajudar você a ter êxito nos exercícios com toda segurança!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.