Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates pode tratar dores de cabeça

cefaleia-tensional-revista-pilates

Já sabemos que o Pilates é um ótimo exercício para desenvolver a força muscular e o equilíbrio, diminuindo as dores nas costas, por exemplo. Mas você já ouviu falar que o Pilates pode aliviar a dor de cabeça? A chave disso está na postura.

Sabe aquela dor de cabeça forte, aquela pressão que a gente sente depois de uma noite mal dormida, ou de um dia cheio de trabalho? Isso acontece quando existe alguma desordem na nossa “articulação temporo-mandibular”, que está localizada na frente do ouvido. Segundo a fisioterapeuta Priscila Valéria Faian, da Clínica Thonus Pilates (SP), essa é a articulação mais exigida pelo nosso corpo, executando por 10 mil movimentos por dia.

Os músculos dessa região são responsáveis pela mastigação, deglutição e fonação, além de se envolver no processo de respiração e expressão facial. Quando essa estrutura está vulnerável, as dores aparecem. A fisioterapeuta diz que a dor de cabeça mais comum é a “cefaléia tensional”, que ocorre em resposta a ansiedade, estresse, depressão, esforço excessivo, fadiga visual e outros fatores do dia a dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

E adivinha? Uma das principais causas da disfunção nessa região das têmporas são as alterações posturais. “A má postura corporal pode ser resultado de alterações no posicionamento da articulação mandibular e das alterações respiratórias. Modificando os hábitos respiratórios e corrigindo a postura, as dores tensionais na cabeça também diminuem”, explica Priscila.

Os exercícios de Pilates são mais uma ferramenta para o tratamento das dores de cabeça crônicas, por exemplo. Reeducando a respiração e a postura, é possível aliviar os músculos tensionados da articulação e fortalecer os músculos fracos, aumentando a mobilidade. Pilates é qualidade de vida!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.