Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates para o controle da ansiedade


Lidar com prazos, trânsito, pressão no trabalho. Estar sempre pronto para cumprir metas, encaixar a diversão no horário que sobra – se ele sobrar –, comer rápido, dormir pouco, recomeçar todos os dias uma rotina estafante sem tempo para um descanso digno. Ufa! Só de ler esse relato você já se sentiu cansado? Pois, se analisar bem, essa é a rotina que a maioria dos profissionais encaram diariamente e que fazem a maioria das pessoas deixar o cuidado com a própria saúde relegado ao segundo plano.

Colocar sempre as responsabilidades, metas e tempo a frente das reais prioridades da vida tem feito muitas pessoas vítimas do que chamamos “doenças da modernidade”. A ansiedade é um ótimo exemplo desse tipo de transtorno que tem levado uma grande fatia das pessoas a recorrer aos médicos. Nesses casos, o Pilates também age como um ótimo aliado da população.

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas de forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor. Desta forma a pessoa que passa muito tempo num estado de ansiedade acaba interrompendo a respiração como uma forma de defesa contra o medo de uma punição ou situação de perigo, ocasionando um bloqueio no músculo diafragmático. Um diafragma inibido, que não funciona bem, pode causar diversos distúrbios no nosso organismo, como dores de cabeça, problemas gastrointestinais e dores nas costas.

O Pilates aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. Em todos os exercícios a respiração é enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois os movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e saída de ar nos pulmões. O Pilates exerce muitos benefícios em pessoas ansiosas por modificar a capacidade respiratória. Se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, podemos até certo ponto, modificar sua condição energética diafragmática, onde a ansiedade está contida.

Se você sofre desse transtorno, convidamos você a reservar uma hora do seu dia para começar a prática de Pilates conosco! Venha para Pure Pilates e adicione mais bem estar aos seus dias!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.