Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates para dançarinos

Ballet


Pilates é um sistema de baixo impacto. Um exercício que trabalha com fortalecimento e alongamento dos músculos sem adicionar volume ao corpo. Envolve uma série de movimentos, de resistência suave, alguns realizados com a resistência natural do corpo no solo, e outros com a ajuda de máquinas especialmente projetadas, melhorando o controle da resistência, fortalecendo os músculos abdominais internos e melhorando a flexibilidade.

Pilates trabalha com o ritmo da respiração, tornando a mente treinada e o corpo tonificado. Embora qualquer pessoa possa praticar Pilates para a melhoria da saúde global, os bailarinos têm experimentado os benefícios ao longo de décadas.

Joseph Pilates desenvolveu o sistema em 1920. E seis anos depois se mudou para Nova Iorque com sua esposa, e abriu um estúdio quase que específico para artistas e bailarinos. Chamando muito a atenção dos dançarinos, pela capacidade que o método tinha de criar músculos longos, magro e definido.

A dança é a arte de movimentar o corpo em um determinado ritmo, através de uma cadência de movimentos, criando uma harmonia própria. É a arte de mover o corpo segundo uma relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica, onde existem regras para que saia tudo com perfeição e também exige habilidades, compromisso e muita dedicação para todos aqueles que fazem parte de alguma forma da dança.

Pilates é particularmente benéfico para os dançarinos, pois fortalece os músculos abdominais internos, e cria uma forma corporal aerodinâmica. Com o desenvolvimento da musculatura abdominal interna, a tensão na parte posterior do corpo será minimizada e as lesões serão evitadas. A natureza fluída da prática do Pilates promove a economia de movimento, e pode ser facilmente incorporado ao treinamento dos dançarinos, como um conjunto de exercícios usando corpo e mente.

Dançarinos de todos os níveis podem se beneficiar com o Pilates. A prática regular vai garantir força para o corpo todo, músculos e muita flexibilidade para melhorar suas habilidades na dança, bem como, fortalecer o núcleo interno para um melhor controle dos movimentos. Artistas de todas as idades que praticam Pilates se sentem melhor no seu desenvolvimento na dança, além de melhorar a sua saúde em geral.

Fonte: ClubedoPilates

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.