Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates para atletas do futebol


Praticantes de vários tipos de modalidades esportivas tem achado no Pilates um parceiro: além de praticar sua atividade base, como corrida, natação, musculação, eles tem, cada dia mais, buscado apoio no Pilates como atividade secundária. Mas qual o motivo dessa procura?

A modalidade criada e difundida por Joseph Pilates vem ajudando muitos atletas. No futebol, por exemplo, a técnica já é aplicada por diversos treinadores de times de todo o mundo como um complemento para o fortalecimento físico dos jogadores, pela sua influência no equilíbrio dos jogadores, fortalecimento muscular e prevenção de dores e lesões, além de melhoria no rendimento físico graças ao amplo trabalho com a respiração que o Pilates propõe.

Os exercícios do Pilates, além de todos os benefícios físicos já citados, são ideais para ajudar na recuperação de traumas pré-existentes, como lesões nas articulações, estimulando a manutenção da força e da flexibilidade nas áreas lesionadas.

O Pilates é mundialmente conhecido por trabalhar o corpo de maneira completa e não isolada, focando no fortalecimento do centro do corpo e dos músculos de sustentação da coluna, o que contribui para a boa postura dos jogadores que ganham assim velocidade e força nos movimentos específicos do esporte, como no caso do futebol, tiros e chutes.

Treinamentos específicos para os atletas de futebol garantem vários benefícios, como:

  • Diminuição de lesões articulares e musculares;
  • Melhora o equilíbrio muscular;
  • Melhora a consciência e controle postural na realização dos movimentos específicos;
  • Maior estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos, usados nos chutes;
  • Aumenta a eficiência dos movimentos.

Você é atleta e está em busca de uma atividade secundária para dar apoio aos seus treinos? Visite uma de nossas unidades e converse com os nossos instrutores. Venha fazer Pilates!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.