Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates no combate à cefaleia tensional


Estima-se que cerca de 90% da população mundial já apresentou ou irá apresentar um episódio de cefaleia ao longo da vida. Parece um número exagerado, mas não é, basta analisar quantas vezes na vida você teve que adiar um compromisso ou recorreu a um remédio por conta própria para sanar uma dor de cabeça.

A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça, apesar das suas causas não serem bem especificadas ou compreendidas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com cefaleia tensional. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de dor de cabeça não tem relação direta com a tensão emocional e ocorre normalmente devido a tensão nos músculos do pescoço, cabeça, mandíbula e ombro. Ela é caracterizada por dor difusa, de leve a moderada na cabeça, descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio.

A cefaleia tensional, cuja causa está relacionada a contração involuntária e crônica de músculos, pode durar entre 30 minutos e vários dias. E o que leva o indivíduo a ter estas tensões musculares que levam a dor? Vejamos alguns dos pontos mais levantados: estilo de vida sedentário; repouso insuficiente; má postura; estresse emocional ou mental, incluindo depressão; cansaço; excesso de exercícios; estresse físico; oscilação de peso; fadiga; fumo em excesso, entre outros.

Para melhora do quadro de cefaleia tensional, torna-se imprescindível o controle dos fatores que causam o mal e, na grande maioria dos casos, o Pilates surge como um grande aliado!

O praticante do Pilates adquire no decorrer das sessões sua consciência corporal e controle dos seus movimentos, e não só dos movimentos racionais, como sentar, levantar, abaixar, mas também dos “automáticos” e naturais, como sua respirar. Conhecendo melhor as seus limites e necessidades, o indivíduo torna-se capaz de atentar aos fatores que desencadeiam, por exemplo, suas tensões musculares, que consequentemente podem desencadear uma cefaleia tensional.

Ainda tem dúvidas de que o Pilates pode ajudar a melhorar sua vida? Então faça-nos uma visita, conheça a unidade Pure Pilates mais próxima de você e faça uma aula experimental. Mudar de ideia vai ser apenas uma questão de tempo!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.