Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates como auxílio no tratamento da fibromialgia


A fibromialgia é uma patologia que está associada a um tipo de reumatismo com uma condição de dor crônica ou rigidez e presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo. Os sintomas são principalmente dores difusas e sensibilidade ao toque de pontos característicos do corpo, sendo os principais pontos na coluna cervical (85%) e coluna lombar (79%).

Ela pode ser considerada uma síndrome devido as manifestação no organismo, além da dor, como cansaço, indisposição, problemas com o sono e rigidez matutina. Estudos mostram que a fibromialgia acomete principalmente mulheres (90% dos casos) entre 35 e 60 anos. Seu diagnóstico dessa patologia é clínico e baseado na dor do paciente.

A fibromialgia está associada a uma série de distúrbios. É frequente a presença de depressão, ansiedade e distúrbios do sono e dores de cabeça – que estão presentes em mais da metade dos pacientes. Alguns fatores podem agravar o quadro de sintomas do paciente de fibromialgia que são excesso de atividade física, inatividade física, estresse, frio, distúrbios do sono e fadiga física e mental.

É importante que o diagnóstico clínico seja dado com segurança para que seja direcionado o melhor tratamento para o paciente. Na maioria dos casos, o tratamento consiste na manutenção das atividades funcionais, o que deve ser feito por uma equipe de profissionais. O foco do tratamento deverá ser a diminuição da dor, reeducação postural incluindo atividades em casa e trabalho, atividade física com acompanhamento de um profissional, alongamento, entre outras.

O Pilates com suas várias funções é muito eficaz no tratamento e alívio dos sintomas da fibromialgia. Como ela não tem cura é muito importante que o paciente persista nas suas aulas para que consiga a qualidade de vida ideal.

O Pilates trabalha a postura, alongamento e fortalecimento buscando o alívio da dor nas regiões referidas pelo paciente, como coluna lombar e cervical, que são muito comuns, e diminuição da rigidez. Além do trabalho corporal eficaz, o Pilates auxilia no fator psicológico, visto que é uma atividade tranquila e que tem ao final de suas aulas o relaxamento.

Nas nossas mais de 20 unidades distribuídas por São Paulo, temos equipes de profissionais capacitados para receber você e traçar um plano de exercícios personalizados para o seu tipo de necessidade. Venha para a Pure Pilates e mude de vida!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.