Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates como aliado no controle do estresse


Contas, horários, prazos, responsabilidades, reuniões, trânsito, etc. Responsável por grandes problemas de saúde como a depressão e alimentado pela rotina estafante que levamos, o estresse está cada dia mais presente na vida do homem moderno.

Identificado como grande vilão em nossas vidas, muita gente acaba por não saber que pequenas doses de estresse não são maléficas e até estimula nosso cérebro, o tornando mais ativo e produtivo. O grande problema surge quando essa situação de pressão se prolonga, isso porque a produção de cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, sofre aumentos acima do normal, trazendo os riscos de uma fadiga crônica e podendo acarretar problemas mais graves como depressão, insônia, AVC, obesidade, aumento do risco de enfartes, dentre outros.

Como aliado na luta contra o estresse, está o método Pilates, que oferece uma série de exercícios para ajudar a manter a nossa mente equilibrada. Durante a execução dos exercícios do método, o aluno é estimulado a praticar a respiração completa e consciente. Essa lenta e profunda respiração reduz, ao longo do tempo, os níveis de cortisol no sangue de modo considerável. Como resultado, ao final de cada aula o praticante de Pilates sente o corpo energizado, disposto e com alta sensação de bem-estar.

Além disso, o Pilates estimula a concentração do aluno em si mesmo, onde a mente se liberta dos pensamentos e preocupações externas, focando no essencial: o bom funcionamento dessa maquina fantástica a qual chamamos de corpo humano. Essa consciência corporal adquirida durante as aulas também promove o aprendizado de um relaxamento natural que, com o passar do tempo, torna-se autônomo, ou seja, o aluno não precisa mais estar presente nas aulas para então conseguir se desligar das situações de estresse. Essa prática de “desligamento” passa a ser mais fácil e fluida, ou seja, os benefícios dos Pilates se expandem para além da prática da aula.

Se você está se sentindo estafado ou engolido pela rotina, não espere mais: nós te convidamos a se dar algumas horas semanais de encontro com o seu equilíbrio. Venha fazer Pilates conosco! Encontre a nossa unidade mais próxima de você e venha para a Pure Pilates!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.