Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates como aliado na luta contra o tabagismo


Após vivermos uma geração de pessoas para a qual o tabagismo, mesmo conhecendo-se seus malefícios, era considerado sinônimo de status social, poder e estilo, vivemos um geração de intenso combate a essa prática. Estatísticas revelam que fumantes apresentam riscos potencialmente maiores de desenvolver doenças de grande complexidade como câncer de pulmão, infarto, derrame cerebral, bronquite crônica, hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, dentre outras.

Quem fuma acaba ficando dependente da nicotina, uma droga que atua no sistema nervoso central, chegando ao cérebro em até 19 segundos após seu consumo. Quando o fumante decide largar o cigarro, uma série de fenômenos começa a ocorrer em seu corpo:

  • APÓS 20 MINUTOS: sua pressão sanguínea e a pulsação voltarão ao normal;
  • APÓS 2 HORAS: não haverá mais nicotina no seu sangue;
  • APÓS 8 HORAS: o nível de oxigênio no sangue se normalizará;
  • APÓS 2 DIAS: o seu olfato já perceberá melhor os cheiros e o seu paladar já degustará melhor a comida;
  • APÓS 3 SEMANAS: a respiração ficará mais fácil e a circulação sanguínea irá melhorar;
  • APÓS 10 ANOS: o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou e o risco de desenvolver câncer de pulmão cairá à metade;
  • APÓS 20 ANOS: o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

A decisão de deixar o tabagismo não é fácil para o fumante e demanda, além de um grande esforço pessoal, ajuda profissional de médicos e terapeutas, pois o corpo, muitas vezes, entra em estado de abstinência o que ocasiona sintomas físicos como taquicardia, tonturas, enjoos, insônia, entre muitos outros.

Uma das maiores dificuldades dos fumantes na hora de largar o cigarro é o que fazer para ocupar a sensação de prazer e bem estar que o tabagismo proporcionava na sua vida? Para esses casos, adotar um estilo mais saudável com hábitos que aumentem a sua qualidade de vida e lhe proporcionem prazer é indispensável. O Pilates entra como aliado dos ex-fumantes como atividade de entretenimento, mas, principalmente, como uma atividade física completa que além de melhorar a postura, a flexibilidade, o alongamento e o equilíbrio do corpo, também diminui o estresse e a ansiedade, cuida da sua saúde corporal e proporciona bem-estar e prazer imensuráveis, por meio da liberação de endorfina.

O Pilates trabalha profundamente a respiração do praticante, melhorando a circulação sanguínea, o que é indispensável para quem decide largar o tabagismo, visto que o pulmão é o órgão do corpo que mais sofre com essa prática e que, após o tabagismo, mais sofre para se reestabelecer e voltar a sua atividade normal.

Se você está na luta para deixar o cigarro ou precisa de uma atividade completa para auxiliar seu corpo e manter sua saúde, venha fazer Pilates com a gente! Contamos com mais de 20 unidades em São Paulo. Descubra a mais próxima de você!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.