Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates combate a TPM

pilates-sintomas-tpmComo se não bastassem todos os benefícios para a postura, definição e flexibilidade do corpo, o Pilates pode ajudar as mulheres a enfrentar aqueles sintomas chatos da tensão pré-menstrual (TPM).

A atividade física é essencial para aliviar os efeitos físicos e emocionais desse período, como a irritabilidade, o cansaço, a insônia, a ansiedade e o inchaço. Isso acontece porque o exercício físico aumenta o metabolismo e melhora a circulação sanguínea, através do trabalho de respiração profunda.

Esse processo libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ela é uma espécie de analgésico natural, atuando na diminuição da ansiedade e na melhora do humor. O aumento do fluxo sanguíneo também diminui bastante o inchaço neste período.

O Pilates ainda ajuda a regular o metabolismo, e essa sensação “analgésica” alivia as cólicas, que podem irradiar para coxas e coluna. Os exercícios trabalham e fortalecem o abdome e a região pélvica, muito requisitada no período menstrual.

O relaxamento e o alinhamento promovidos pelo Pilates também diminuem as enxaquecas, pois atuam sob o estresse e corrigem a postura. Exercícios no solo, como o Roll Up, são muito eficazes no alívio dos sintomas da TPM.

Uma alimentação balanceada e a prática regular de Pilates, de duas a três vezes por semana, melhora a qualidade de vida e só vai fazer bem para a autoestima!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.