Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Pilates com Qualidade


Leia o alerta da Dra. Andreia Alves Fornaro, Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais, sobre a disseminação do Pilates nas academias e clínicas e fique atento. Exija um Pilates de qualidade, seja qual for o seu objetivo, ok? Se é para pilatear, que seja da melhor forma, não é mesmo?

Sabemos que cada instrutor tem a liberdade de desenvolver as aulas dos clientes de acordo com os seus conhecimentos e que nenhuma aula é igual à outra. Porém, é necessário que o instrutor saiba fazer a leitura das necessidades e dos objetivos de cada aluno de forma adequada. Principalmente, na seleção de exercícios específicos.

Aplicar uma técnica de forma errada pode causar sérias lesões. A interação corpo-mente, muitas vezes, vem sendo substituída por repetições rápidas e sem ritmo, o que desrespeita a fluidez dos movimentos e a estabilização das articulações.

Em clínicas ou academias, atualmente, vê-se uma enorme faixa com o dizer: “temos Pilates”. Mas as condições na qual o método vem sendo empregado, em muitos casos, são assustadoras. Aulas com mais de 20 alunos são ministradas. Será que o instrutor é tão versátil e ágil para conseguir acompanhar e dar a atenção necessária a todos ao mesmo tempo?

A prática do Pilates diferencia-se por possibilitar que os objetivos de cada aluno sejam atingidos por meio de exercícios baseados na consciência corporal e no equilíbrio – sem sobrecarga articular e muscular.

Como os movimentos são sincronizados com um eficiente trabalho de respiração, há uma efetiva contração da parte central do corpo (CORE), que torna o treinamento mais seguro e saudável. Além disso, previne lesões e alivia tensões já existentes.

Para se ter uma prática com qualidade, as aulas devem ser realizadas em estúdios com aulas individuais ou em grupo de 2 a 3 alunos, no máximo.

Dra. Andreia Alves Fornaro
Especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais.
Instrutora Master de Pilates

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.