Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Perguntas frequentes sobre Pilates


Juntamente com a intensa procura pelo Pilates nas academias ou studios, as dúvidas sobre o método também crescem. Vamos conferir as perguntas mais frequentes e, assim, elucidar alguns pontos sobre essa prática que alia exercício muscular com estimulo ao bem estar mental?

Quem pode praticar Pilates?
Qualquer pessoa pode praticar! A maior prova disso é o seu mentor e criador, Joseph Hubertus Pilates, que foi uma criança raquítica e asmática e desenvolveu a técnica depois de passar a vida inteira pesquisando técnicas de desenvolvimento corporal para melhorar dos seus males. As pessoas que têm problemas na coluna cervical precisam de um pouco mais de atenção, mas, mesmo assim, não são e nem devem ser proibidas de praticá-lo.

Em qual caso ele é indicado?
O Pilates é indicado tanto para as pessoas que o procuram como auxílio nos tratamentos fisioterápicos, quanto para as que desejam apenas praticar um exercício completo. No entanto dores nas costas, má postura e problemas nas articulações, são os principais casos onde ele é indicado, pois beneficia o fortalecimento dos músculos posturais e estabilizadores.

Pilates pode ser uma forma de terapia antiestresse?
Com certeza. No pilates, a respiração é muito importante. Realizá-la corretamente, expandindo bem a caixa torácica e aproveitando ao máximo os alvéolos pulmonares, exige foco. Por outro lado, os movimentos também requerem concentração e consciência corporal porque, muitas vezes, são executados em superfícies móveis, flexíveis ou penduradas, que exigem equilíbrio e força. 

Que tipos de cuidados são necessários?
No Pilates a atenção constante à respiração e postura a cada movimento é indispensável. No mais, vista uma roupa confortável, suas sapatilhas e aproveite a aula!

Praticar Pilates é como malhar, só que bem lentamente?
Não. Os movimentos executados no Pilates exercitam mais e mais profundamente as fibras musculares.

Pilates emagrece?
Os exercícios do Pilates exigem força, sim, mas não são como os aeróbicos que têm relação direta com perda de peso. Com o ganho de musculatura, consequentemente, o metabolismo acelera e ocasiona o gasto calórico.

O Pilates pode prevenir doenças?
Sim, a atividade pode ajudar a prevenir principalmente as doenças chamadas "modernas": má postura, tendinite, encurtamento, dor de cabeça, falta de disposição e ansiedade.

Sentiu-se seguro e deseja conhecer melhor essa técnica que conquista diariamente milhares de adeptos pelo mundo? Venha para a Pure Pilates!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.