Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Os benefícios do Pilates para pessoas com Síndrome de Down


Utilizado em cada vez mais larga escala pelos mais diferentes tipos de público, o Pilates tem surgido como grande aliado ao tratamento das pessoas com Síndrome de Down. Estes pacientes sofrem de atrasos motores, o que faz com que sejam necessários, para uma vida cada vez mais independente e livre de lesões, alguns ajustes posturais, além de controle dos equilíbrios estático e dinâmico e melhoria da coordenação motora ampla e fina e da sensibilidade tátil.

O Pilates para tais pessoas tem papel importante no sentido de estimular a força muscular, a flexibilidade, a correção postural e o equilíbrio, além de reduzir o risco de lesões. Os exercícios desenvolvidos para esses casos são semelhantes aos praticados por pessoas que não têm a síndrome, contudo, as cargas utilizadas são mais leves. Além disso, nesses casos o Pilates trabalha com atividades que estimulam ações condizentes com problemas que eles geralmente apresentam, tais como comprometimento cardíaco e respiratório.

Saindo da seara muscular, uma das grandes dificuldades apresentadas por elas diz respeito à respiração. Isso porque a hipotonia que eles portam causa a inabilidade do músculo transverso abdominal em permitir a ação do diafragma. Este prejuízo, por sua vez, dificulta as respirações profundas, amplas e adequadas, aumentando as chances de infecções pulmonares e respiratórias. A hipotonia causa, ainda, o atraso na aquisição da linguagem e da fala, sendo ideal para os alunos especiais que seja feito um trabalho junto ao Pilates de estímulo à sucção, à mastigação e à deglutição, tornando assim ainda melhor o desenvolvimento da tonicidade, o que contribui diretamente para o melhor desenvolvimento da fala.

Vale lembrar que nenhum tratamento é milagroso e por si só conseguirá operar grades mudanças. A evolução de cada paciente depende do tipo e frequência do seu estímulo, sendo levadas em consideração sempre as características individuais de cada aluno. Para tanto, o trabalho multidisciplinar entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais é de suma importância.

Visite uma de nossas unidades e conheça nossas instalações e instrutores. Será um grande prazer cuidar do seu bem mais precioso: sua família!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.