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Os benefícios do Pilates para pessoas com diabetes


A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (popularmente conhecida como “açúcar”) no sangue.

A diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Quando comparado a outras condições patológicas crônicas, a Diabetes é um fator com maior grau de dificuldade em ser tratado. Isso por que o tratamento para a Diabetes envolve a união de uma série de iniciativas, mesmo que o grande foco ainda esteja voltado ao uso de insulina ou antidiabéticos. É preciso voltar-se também à reeducação alimentar do paciente, além do apoio psicológico e, claro, a prática de exercícios físicos.

O Pilates, além de contemplar um trabalho profundo de fortalecimento e desenvolvimento muscular e melhora da postura e respiração, o que por si já ajuda em uma série de fatores relacionados à saúde, é amplamente educativo. O método ainda tem como grande diferencial dos demais exercícios físicos a capacidade de olhar para todas as partes do corpo do indivíduo, inclusive os pés, cujo a boa saúde é tão importante para os diabéticos.

Especificamente para quem tem a Diabetes, o Pilates pode aumentar:

  • a captação da glicose pelos músculos (diminuindo a glicose no sangue), inclusive após o exercício, no período de repouso;
  • melhorar a ação da insulina e de antidiabéticos orais;
  • aumentar a tolerância à glicose;
  • reduzir fatores de risco cardiovasculares, triglicérides e colesterol;
  • aumentar o fluxo de sangue muscular e a circulação nos membros inferiores, prevenindo os efeitos da aterosclerose;
  • reduzir a perda da massa óssea;
  • melhorar a disposição geral e a sensação de bem-estar.

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