Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Na medida certa com os exercícios



Os efeitos preventivos e terapêuticos da atividade física já são conhecidos há muito tempo. O exercício tem um papel muito importante para a promoção da saúde e a todo o tempo o praticante será acompanhado por educadores físicos e fisioterapeutas.

Hoje em dia nós, profissionais, não podemos autorizar nenhum praticante de atividade física fazer qualquer tipo de modalidade sem antes passar por uma avaliação médica e apresentar o exame com os resultados no o local onde se exercitará. Essa avaliação deverá ser realizada para determinar seu histórico de vida, exame clínico e análise de exames complementares, além de uma avaliação funcional, determinação do nível de supervisão, nível de esforço a ser respeitado e definição de objetivos a serem atingidos, ou seja, para prescrição individualizada do programa de exercícios.

O programa de exercícios atua na melhora:

• Da capacidade cardíaca, pulmonar e musculoesquelética;
• No controle da pressão arterial;
• Do perfil lipídico (colesterol e triglicérides);
• Na tolerância à glicose (relacionado ao diabetes);
• No controle ponderal;
• Na saúde mental;
• Na imunidade e sono.

Estudos comprovam que a prática de exercícios é muito segura quando seguidos os devidos cuidados. Os cuidados e níveis de supervisão necessários para as diferentes condições são claramente definidos.

Os meios de comunicação hoje divulgam um resumo de pesquisas, entrevistam especialistas, participam e apóiam campanhas de orientação facilitando medidas preventivas por parte da população para evitar os efeitos precoces das doenças degenerativas.

Individualizar significa escolher entre as inúmeras atividades e situações de treino o programa mais indicado para o cliente. Isso exigirá acompanhamento constante, porque cada pessoa responde aos estímulos de maneira diferente.

Hoje em dia não há modalidade mais individualizada que o Pilates, os profissionais são capacitados para atender pequenos grupos sabendo avaliar e identificar suas limitações e necessidades sempre respeitando seu nível de condicionamento físico.

Ao personalizar o programa de exercícios físicos, os benefícios fisiológicos, e até estéticos, aparecer mais rápido, o que pode contribuir até para aumentar a motivação e o bem-estar do cliente.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.