Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Idosos podem fazer Pilates?

A resposta curta é: Sim.

O Pilates geralmente é apropriado para pessoas idosas e está ganhando popularidade entre este público. A capacidade de modificar os exercícios para atender às diferentes necessidades, junto com os muitos benefícios do método Pilates, como aumento dos níveis de força, equilíbrio, flexibilidade, tônus muscular, resistência e bem estar, torna o Pilates um ótimo programa de exercícios para idosos. Afinal de contas, Joseph Pilates praticou seu método até seus oitenta anos de idade.

Uma boa opção para os alunos mais velhos é começar com aulas particulares. Aulas particulares são oferecidas na maioria dos estúdios de Pilates. Isto irá assegurar uma boa base nos princípios básicos do movimento de Pilates, e torná-lo mais fácil para um instrutor fazer as modificações necessárias às necessidades dos alunos.

Mat Pilates ou Studio?

Mat Pilates e Studio são os dois tipos mais comuns de aulas de Pilates que as pessoas encontram. Ambos são benéficos para os alunos mais velhos. Uma classe mat pilates é composto por exercícios realizados em um colchonete no chão, sem qualquer equipamento especial. No entanto, acessórios como círculo mágico ou faixa elástica podem pode ser utilizados. As aulas de Mat tem o benefício de ensinar exercícios que podem facilmente ser praticado em casa. O Studio de Pilates é o Pilates praticado com equipamentos. Uma combinação de molas com diferentes tensões e o peso do próprio corpo criam resistência durante os exercícios.

Considerações Especiais para Idosos

Antes de começar uma aula de Pilates, é recomendado obter um atestado médico para a prática de atividade física pois é importante saber se existe algum fator de risco presente. É também fundamental avisar ao instrutor sobre os problemas de saúde ou limitação física antes do início das aulas.
 
Muitos adultos mais velhos sentem que o seu equilíbrio, flexibilidade e resistência diminuiram ao longo do tempo. Estes aspectos são perfeitamente trabalháveis dentro do contexto das aulas de Pilates e eles certamente vão melhorar com a prática regular dos exercícios. Idosos podem ter certeza que os instrutores vão adaptar os exercícios às suas condições específicas de forma que eles possam realizá-lo de forma segura. Um bom instrutor vai ajudá-los a monitorar o nível de esforço, e tomar medidas para evitar o alongamento excessivo ou quedas. Naturalmente, a maioria dos exercícios do Pilates são realizados sentados ou deitados, o que naturalmente já diminui a chance desses tipos de acidentes.
 
Osteoporose

A osteoporose é uma preocupação especial para idosos em Pilates. Ela se trata de um enfraquecimento da estrutura do osso, tornando-o mais suscetível a fraturas. Como os idosos possuem risco de osteoporose, é aconselhável que eles realizem um exame de densidade óssea antes de iniciar a prática de Pilates.
 
O Pilates possuem muitos exercícios com sobrecarga de peso. Estes tipos de exercícios são muito recomendados como parte do programa de formação óssea para prevensão e tratamento da osteoporose.


Em resumo, O Pilates é uma atividade física completa e, por ser totalmente adaptável, é muito recomendada para ser praticada por pessoas idosas. Pessoas nessa faixa etária estão cada vez mais adeptas ao Pilates e já vem desfutando de seus benefícios e melhora na qualidade de vida.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.