Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Equilíbrio e Pilates


A falta de equilíbrio gera nas atividades cotidianas a diminuição da qualidade de vida e a dependência de apoios e compensações que alteram a postura, trazendo dores e até mesmo podendo levar a quedas. O equilíbrio depende da integração da visão, do sistema vestibular, da sensação periférica, dos comandos centrais, de respostas neuromusculares, da força muscular e do tempo de reação muscular. Para a pessoa ter um bom equilíbrio, é preciso que o centro de massa do corpo seja mantido dentro dos seus limites de estabilidade, controlando a postura sem alterar a base de apoio. E isso pode ser treinado e melhorado com a prática de pilates.

O pilates trabalha o fortalecimento do “centro” (musculatura do tronco), utilizando e ativando principalmente o abdome, incluindo a estabilidade da cintura escapular e da pélvica. Com o foco na estabilidade do centro, são trabalhadas força muscular, flexibilidade, resistência e coordenação, fatores essenciais para um bom equilíbrio. Por meio dos equipamentos e acessórios, o pilates desafia e aprimora o equilíbrio.

Em um estúdio de pilates existem diversas possibilidades para treinar o equilíbrio, que incluem desde princípios básicos que são ensinados no solo, onde já se aprende a conectar o “centro”, como em exercícios mais avançados que desafiam o equilíbrio e a estabilidade do próprio corpo utilizando equipamentos e acessórios mais instáveis – como a cadeira, o Bosu e o edge – e em equipamentos mais estáveis, que podem tornar mais desafiadores de acordo com o exercício que é praticado, como o reformer, por exemplo. Os equipamentos de pilates apresentam movimentos e graduações que podem exigir mais ou menos equilíbrio. Proporcionam o trabalho de equilíbrio na posição sentada, semiajoelhado, ajoelhado e em pé, fazendo que o praticante procure um realinhamento e a consciência corporal, além de uma resposta mais rápida dos músculos ao estímulo (desequilíbrio) proposto. Isso tudo resulta em maior força e mais estabilidade do centro, prevenção de lesões, melhora da postura e um aprimoramento da coordenação muscular e do equilíbrio.

O ambiente do estúdio de pilates é rico em possibilidades para trabalhar e melhorar o equilíbrio corporal e pode ser utilizado por indivíduos de diferentes idades, já que não há restrições para a sua prática. O professor irá adequar o equipamento e o acessório de acordo com o nível de cada aluno.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.