Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Emagreça com Pilates: Entenda como o método queima calorias!


Calorias – O que são? – Noções básicas

A caloria é uma unidade de medida de energia, é o nome usado para a medida que expressa o calor energético de algo, seja um alimento ou uma atividade. As calorias são a energia contida nos alimentos. Quando você come alimentos que contém um certo número de calorias, isso significa que o alimento tem o potencial de liberar uma certa quantidade de energia em seu corpo com a ingestão, e uma quantidade de calor quando “queimado”. Seu corpo converte em energia as calorias dos alimentos e a utiliza para nutrição do corpo, principalmente através de gordura armazenada, por meio de processos térmicos metabólicos que liberam calor, por isso usa-se o termo “queimar calorias”.

É preciso um certo número de calorias para a manutenção do seu corpo em atividade e para que ele funcione normalmente, a quantidade calórica que o seu corpo necessita, em vinte e quatro horas, para manter-se nutrido durante o decorrer das atividades diárias é o que chamamos taxa metabólica basal (TMB). Quanto mais você se esforçar em uma atividade, mais a sua taxa metabólica aumenta e mais calorias você queima com as atividades físicas. Sua taxa metabólica basal é única. Ela é influenciado por sua idade, sexo, peso e composição corporal (quantidade de gordura, ou massa magra presente no corpo, por exemplo).

Pilates  e o cálculo da queima de calorias

Você já deve ter lido inúmeras reportagens com a chamada: “Emagreça com Pilates!” mas pode ter ficado desconfiado. Vamos tentar explicar o funcionamento da queima de calorias no método Pilates, para desfazer essa desconfiança. É possível Emagrecer com Pilates sim!

Você já pôde perceber que o número de variáveis ​​envolvidas na medição e no cálculo do consumo e da queima de calorias são consideráveis. Quando você adiciona a essas variáveis as diferentes intensidades que o Pilates possibilita bem como as enormes diferenças na intensidade dos exercícios relacionadas à fatores como: Pilates com aparelhos, Pilates solo, Pilates com acessórios é claramente difícil identificar um determinado número de calorias queimadas que seria aplicável a prática de Pilates como um todo.

Há, no entanto, algumas estimativas muito gerais feitas sobre o número de calorias queimadas durante uma sessão de Pilates. Através da experiência podemos calcular uma queima média de 191 calorias por hora para uma pessoa de 55kg, 256 calorias por hora para uma pessoa de 58, 288 calorias por hora para uma pessoa de 68kg e 386 calorias por hora para uma pessoa de em média 72kg – todos fazendo Pilates solo em um nível iniciante. Obviamente os números da queima de calorias seriam maiores do que os citados para uma pessoa que vai fazer um treino de Pilates intermediário ou avançado. Para lhe dar uma perspectiva, calculamos uma queima média de 360 ​​calorias por hora para uma pessoa de 55kg e 492 por hora para uma pessoa que pese 68kg fazendo uma hora de Pilates avançado.

Tenha em mente que a maioria dos cálculos de queima de calorias só perguntam o peso e a duração da atividade física. Eles não levam em conta sexo, peso, nível de aptidão, nem se especifica que tipo de Pilates está sendo realizado – exercícios de solo, exercícios com Aparelhos de Pilates, ou qual o nível das aulas. Sendo assim, estes números devem ser considerados como extremamente generalizantes. Além disso, a título de informação precisamos dizer que os homens geralmente queimam mais calorias do que as mulheres fazendo a mesma atividade e as pessoas em melhor forma tendem a ter uma taxa de metabolismo mais elevada, e queimam mais calorias sob o mesmo esforço que uma pessoa com menos aptidão física e mais sedentária.

Calorias queimadas e o seu corpo

Para obter um número um pouco mais preciso sobre a queima de calorias no Pilates, você precisa voltar-se para as medidas de seu próprio corpo. A principal maneira de fazer isso é usar um monitor de freqüência cardíaca. Porque o corpo requer oxigênio para queimar calorias e o coração bombeia o oxigênio através do corpo, há uma relação entre o quão duro o coração está trabalhando e a necessidade do seu corpo por oxigênio para queimar calorias com exercícios físicos. Alguns monitores de freqüência cardíaca vêm com projeções de calorias queimadas com base na média da freqüência cardíaca que você tem durante o seu período de esforço. Muitos monitores terão entradas para outros dados pessoais, como peso e sexo, você também pode encontrar as calculadoras para  queima de calorias com base na frequência cardíaca online. Muitos monitores de atividade cardíaca serão capazes de prever a queima de calorias durante o Pilates, mas eles ainda não são desenvolvidos para monitorar a atividade em vários planos de movimento.

Dada a matriz de variáveis ​​envolvidas na tentativa de identificar as calorias queimadas em Pilates, uma solução mais prática é prestar atenção ao seu próprio nível de esforço como que seu corpor se relaciona com a atividade física e quais exercícios queimam mais calorias, pois exigem mais de você essa passa a ser a variável que você tem mais controle. Assim como o monitor de frequencia cardíaca, você pode fazer isso mais facilmente usando a sua “taxa de esforço percebido” de uma escala que utiliza uma experiência subjetiva da taxa de respiração, cansaço, e suor, medido em escala de 6 (sem esforço) a 20 (o máximo esforço possível) para ajudá-lo a medir a sua taxa de esforço.

Emagrecimento e Pilates

Se o seu interesse no Pilates é porque você quer emagrecer, tenha em mente que o Pilates é um ótimo método para perda de peso, mas que mesmo assim você tem que queimar 3.500 calorias a mais do que você ingere para perder um quilo. A maioria das pessoas que alcançam o emagrecimento de maneira duradoura, reduzem o número de calorias ingeridas e investem seu tempo em uma atividade que lhes dê prazer e queime calorias.

Quanto ao Pilates e a queima de calorias, mesmo em sessões de exigência moderada o método Pilates definitivamente tem um papel importante em um programa de perda de peso saudável e inteligente. Na verdade, o exercício de resistência, como exercícios de Pilates, foram desenvolvidos para manter a taxa metabólica mais elevada do que um treino de exercício aeróbio, por exemplo. No entanto, os benefícios do Pilates excedem em muito a queima de calorias e o emagrecimento, e o Pilates não é uma dessas atividades aeróbicas, como corrida ou treinamento elíptico, que são feitas principalmente por seu efeito de queima de calorias, o Pilates torna-se uma filosofia de vida que traz inúmeros benefícios além da queima de gordura.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.