Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Dormir bem melhora a qualidade de vida e aumenta a sensação de bem-estar

Acordar cedo, manter jornadas de trabalho que se estendem noite adentro e viver uma rotina acelerada. A combinação destes fatores é normalmente a responsável por noites curtas, com poucas horas bem dormidas e acúmulo de cansaço. No Dia Mundial do Sono, comemorado em 19 de março, especialistas alertam para a importância de dormir bem para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar.

Dormir Bem - PilatesSegundo a neurologista e especialista em sono do Hospital das Nações, Olga Fustes, hábitos como ingestão de bebida alcoólica, café e refrigerantes, assistir programas ou filmes de ação e praticar exercícios físicos próximo ao horário de deitar podem comprometer a qualidade do sono. “Geralmente, quem não dorme bem apresenta irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração e bastante sonolência durante o dia. Isso pode afetar tanto os relacionamentos pessoais quanto os profissionais”, comenta a neurologista.

Segundo ela, as temperaturas elevadas são outro fator que influencia o sono. Por isso, a despedida do verão facilita o ato de dormir. “As variações do clima realmente afetam mais o organismo, especialmente no calor, pois quanto mais alta a temperatura do corpo, maior a dificuldade para dormir”. Entretanto, quando o sono não vem mesmo no inverno, é importante ficar atento a outros problemas que podem ser responsáveis. “Insônia, ronco e apneia – quando a respiração para por até um minuto – também fazem com que o portador sofra para ter uma boa noite de sono. No caso da insônia, em geral os motivadores são estresse e ansiedade. Mas, assim como o ronco e a apneia, ela pode ser combatida com tratamentos diversos”, explica a médica.

Confira dicas da doutora Olga Fustes para ter uma boa noite de sono:

- Mantenha o quarto sempre silencioso, escuro e com uma temperatura agradável;

- Utilize pijamas confortáveis, condizentes com a estação do ano;

- Evite agitações antes de dormir;

- Aproveite o momento para esquecer problemas ou situações que não serão resolvidas durante a noite;

- Cada organismo necessita de uma determinada quantidade de horas de sono. É importante que você conheça o seu corpo e procure dormir sempre o tempo necessário para descansá-lo. Em geral, esta quantidade varia entre 6 e 7 horas diárias, mas o ideal é sempre manter a qualidade do sono profundo, aquele em que a mente realmente relaxa.

Fonte: http://www.paranashop.com.br

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.