Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Distensão muscular e os benefícios do Pilates no seu tratamento


Como todos sabemos, os músculos do corpo humano são formados por fibras. Quando por algum motivo essas fibras (ou parte delas) se rompem, causando um desequilíbrio muscular, temos então o que a medicina denomina como distensão muscular.

Entre as principais causas das distensões musculares podemos destacar alguns fatores de risco: a execução de algum movimento brusco que acaba exigindo além da capacidade do músculo; a má alimentação que causa deficiência em ferro e proteínas e interfere na elasticidade e capacidade dos músculos; o excesso de treinamento físico que leva os músculos a exaustão; o sedentarismo e o envelhecimento, fatores estão associados diretamente com a diminuição de flexibilidade e a falta de colágeno. Os sintomas das distensões musculares são, na grande maioria dos casos, relacionados a dor aguda, edema e o aparecimento de hematomas no local.

Na fase aguda da distensão, deve-se repousar o músculo afetado de qualquer esforço. Aconselha-se também administrar gelo no local para ajudar a frear a inflamação e, ainda, procurar atendimento especializado.

Após essa fase, o Pilates entra em cena como grande parceiro no tratamento da distensão, sendo responsável por, através dos seus exercícios que trabalham profundamente a estrutura muscular, aumentar a capacidade elástica dos tecidos musculares e estimular sua flexibilidade, garantindo assim o tratamento desde a raiz do problema.

Se você sofreu alguma lesão muscular, não se afaste dos exercícios físicos. Procure um de nossos estúdios, converse com os nossos instrutores, profissionais altamente capacitados para indicar a você o melhor plano de exercícios para que seu corpo volte à ativa. Venha fazer Pilates na Pure Pilates!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.