Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Dicas para os pilateiros na hora do exercício

dicas-pilateiros-revista-pilates

A ciência já confirma que o Pilates é um ótimo recurso terapêutico, usado na reabilitação, prevenção de quedas, além de ser um exercício eficiente para ganho de força muscular, flexibilidade, melhora das capacidades respiratórias e equilíbrio. O método também tem benefícios psicológicos, como a melhora da qualidade de vida, motivação e sensação subjetiva de bem estar. Mas que tal aumentar ainda mais os ganhos com a prática do Pilates? Com base nos estudos em Gerontologia Preventiva, veja algumas dicas para otimizar os resultados:

Caminhe até o estúdio
Se o seu objetivo com a prática de exercício físico é emagrecer ou combater o estresse, uma boa opção é ir caminhando até o local onde você pratica o Pilates. Uma caminhada sutil aumenta o gasto calórico da aula, libera endorfinas, substâncias que geram bem estar, e oportuniza um momento de prazer.

Coma antes e depois da aula
Faça um lanche pré-aula, quarenta minutos antes, com algum carboidrato de baixa caloria. Isto vai te dar mais energia para a prática. Faça um lanche pós-aula, rico em proteínas. Isso vai otimizar os ganhos em força muscular.

Exponha-se ao sol
Estudos recentes demonstram uma melhora na densidade dos ossos nos praticantes de Pilates. A exposição regular à luz solar, metaboliza vitamina D, estimulando ainda mais a saúde óssea.

Diga como se sente
Ao chegar na aula de Pilates, diga ao seu Instrutor como você se sente, isso o ajudará a prescrever os exercícios ideais dentro das suas queixas pontuais.

Beba bastante líquido
Tome pequenos goles de água durante a sua aula. Um bom estado nutricional associado a uma boa hidratação também otimizam os ganhos da prática.

Pratique em casa
Peça ao seu professor que ensine exercícios para serem executados ao acordar ou antes de dormir. O Pilates nesses momentos do dia pode motivar e aliviar as dores ou melhorar a qualidade do sono. Cinco a dez minutos são suficientes.

Desacelere-se
Desligue-se das preocupações do dia a dia, respire profundamente, pense positivo, crie uma “aura” prévia favorável à prática do Pilates, assim você já começa a aula no bioritmo ideal.

Preocupe-se com uma boa alimentação, livre-se dos excessos de gorduras, inclua os peixes, diminua o sal, não fume, e principalmente: seja assíduo às aulas. Otimize seus ganhos e apaixone-se ainda mais pelo Pilates!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.