Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Combata o vilão da vida moderna com pilates: o estresse

Combata o vilão da vida moderna com pilatesUm dos maiores vilões da vida moderna, o estresse atinge 90% da população mundial segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil somam-se 70% da população, sendo que, 30% dela possuem “níveis elevados” de estresse.
 
Diversos fatores - como frustração, ameaças constantes, competitividade pessoal e profissional, escassez de tempo para atividades pessoais, baixa autoestima, pressão e ansiedade, entre outros aspectos que alteram a rotina - são responsáveis pelo estresse. Embora seja uma defesa natural do organismo e responsável pelo instinto de sobrevivência, contribuindo para o desenvolvimento humano, o estresse frequente pode afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e provocar alteração do comportamento, entre outros males.
 
Para saber em que nível está o estresse, é muito importante ficar atento às reações do organismo, bem como as mudanças que ele apresenta. Identificados os problemas, é hora de agir e buscar atividades que contribuam com a eliminação dos sintomas físicos e psicológicos. É nesse momento que entra em cena o método desenvolvido por Joseph Pilates - o Pilates.
 
Além de contribuir com a melhora do condicionamento físico, o Pilates é responsável por promover uma maior consciência corporal, estimulando a concentração e controlando a respiração, dois principais fatores para o equilíbrio emocional e psicológico. “A pessoa que sofre com estresse ou ansiedade prejudica o ritmo natural da respiração, bloqueando o músculo do diafragma.” - explica Priscila Guimarães, especialista da Clínica Santo Corpo, em São Paulo.
 
Controle
 
Por conta da prática consciente da respiração durante a execução dos exercícios, o corpo passa por um processo de introspecção durante a aula, que estimula o controle da liberação dos níveis de cortisol - enzima responsável pela reação do estresse e depressão no organismo, causando sensação de bem-estar no organismo e na mente.
 
Além disso, outro fator determinante para redução do estresse com o método de Joseph Pilates é a utilização apenas dos músculos necessários para a realização dos movimentos, evitando que outros músculos fiquem fadigados com esforços sem necessidade.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.