Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

A prática de Pilates para indivíduos com obesidade


A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo com alto risco de prejuízos à sua saúde. São muitas suas causas: pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, aos maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).

Estima-se que o Brasil possua cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro do que tínhamos há três décadas.

A obesidade é uma condição que vai além do meramente estético, ela expõe o seu portador a vários fatores de risco para uma série de doenças, dentre elas a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, má formação óssea, entre outras.

Devido ao volume abdominal do portador de obesidade, há uma alteração do centro de gravidade que desencadeia uma série de alterações posturais, como aumento da lordose lombar e anteversão da pelve, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, rotação medial dos quadris, joelhos valgos e pés planos.

Para indivíduos com essa condição, o Pilates pode ser uma ótima opção de atividade física, pois pode aumentar o gasto energético desses indivíduos e diminuir o excesso de gordura, além de ser usado para trabalhar as alterações posturais consequentes do excesso de peso. Esse método também pode ser visto como ferramenta de socialização, uma vez que pessoas obesas muitas vezes são discriminadas em ambientes sociais.

O Pilates se mostra ainda uma ótima opção para os obesos, pois estes exercícios são realizados de forma mais lenta e com menor impacto nas articulações, o que além de facilitar a realização da atividade, evita dor ou lesões nos joelhos, costas ou no tornozelo, por exemplo. Apesar de não ser uma atividade de alto gasto calórico, o Pilates também ajuda a emagrecer e mobilizar a gordura localizada da barriga, melhorando também o condicionamento físico, promovendo o bem-estar.

Se você está procurando um estúdio para fazer Pilates e aumentar sua qualidade de vida, venha para a Pure Pilates! Temos 21 unidades em São Paulo, uma, com certeza, está perto de você!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.