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A Importância da flexibilidade


Você não a vê, mas convive com ela diariamente. Ao tentar alcançar um objeto em uma prateleira mais alta ou tentar tocar o chão com os pés ao sentar-se em um banco, sua flexibilidade atua no seu dia a dia como uma amiga oculta: ela está ali para auxiliar seu corpo a fazer movimentos corriqueiros e alongar sua capacidade muscular. A flexibilidade é conhecida como a capacidade que cada uma de nossas articulação tem de atingir um certo grau de movimento. Ela pode ser determinada não só pelas estruturas internas como a extensibilidade do músculo, ligamentos e tendões, como também por fatores externos como idade, sexo, hereditariedade, além de condição física, respiração e concentração, sendo esses três últimos muito trabalhados na prática do método Pilates.

Quando dizemos que a flexibilidade atua como uma amiga oculta, não estamos sendo exageradamente lúdicos, para comprovar, basta imaginar o seguinte cenário: quando uma articulação não é capaz de realizar um movimento em toda sua amplitude, o corpo nos obrigada a compensar esta falta de movimento em outra articulação. Sendo assim, o local onde a compensação ocorre fica sobrecarregado e se torna um alvo fácil para o surgimento de lesões, como distensões musculares, entorses, dores ou até um pinçamento de nervo.

Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético.

O método Pilates é uma das melhores ferramentas para trabalhar a flexibilidade. A técnica comumente trabalha o alongamento dinâmico e não estático: o alongamento estático é aquele em que se pede para o indivíduo se manter em uma posição onde o músculo é alongado por pelo menos 30 segundos e visa mudar a estrutura muscular; já os alongamentos dinâmicos visam realizar os movimentos no máximo de sua amplitude, de forma fluida e funcional. Além disso, o Pilates também trabalha de forma profunda a respiração e a concentração, o que tem influência direta na capacidade de flexibilidade articular.

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