Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

A evolução da postura humana e o Pilates


Como sempre lembramos aqui nos nossos artigos, um dos maiores benefícios da prática do Pilates é a melhora da postura. Inicialmente o método utilizava a coluna retificada, isto é, buscava uma coluna plana como referência de boa postura. Depois de muitos anos de estudos científicos sobre a saúde da coluna, o método busca manter as curvaturas naturais da coluna, aquelas que naturalmente o corpo cultivaria.

A posição ereta do homem só foi possível pelas modificações que surgiram na coluna. Tais mudanças ocorreram pela necessidade do homem se adaptar ao meio. Como a cabeça e o tronco tiveram que se equilibrar sobre os membros inferiores através da cintura pélvica e o corpo todo se apoiar nas plantas dos pés, o centro de gravidade acabou sendo alterado. Quando, na história da evolução o homem ficou em pé, a função da pelve ficou muito mais complexa, fazendo o assoalho pélvico aumentar sua eficiência, se dividindo em camadas de músculos que se cruzaram para dar mais sustentação. Esse é um dos motivos do seu instrutor de Pilates sempre pedir o acionamento dessa musculatura. O ideal é que assoalho pélvico seja acionado apenas cerca de 20 a 25% de sua força total para uma boa estabilização.

Atualmente estudos mostram a evolução da postura através do crescimento. No útero o feto tem uma postura cifótica e no pós-natal (nas primeiras semanas) começa a aparecer uma musculatura antigravitacional formando a lordose cervical. Aos nove meses surge a musculatura da região lombar, onde a criança começa a engatinhar e a sentar. Durante os primeiros dois anos de vida as vértebras lombares crescem rapidamente e, como consequência, o alongamento da coluna lombar e o aumento dos glúteos o deixam em pé. Dos 10 aos 12 anos é o período mais estático, que coincide com o início do arranco do crescimento.

Uma postura saudável para o nosso corpo é aquela que envolve o mínimo de estiramento e de estresse das estruturas corporais, com o menor gasto de energia para obter o máximo de eficiência no uso do corpo. Isto quer dizer que as curvas da coluna existem para diminuir o impacto causado pela ação da gravidade, além de oferecer mais eficiência muscular.

As aulas do método Pilates buscam reequilibrar o corpo, alinhar e restaurar as estruturas corporais próximas ao ideal, para que o corpo seja o mais eficiente possível, através de um trabalho individualizado, pois cada corpo humano tem suas particularidades sejam ela biológicas ou culturais. Por isso é importante escolher um bom profissional, afinal mesmo no Pilates podemos nos lesionar ou dar mais ênfase aos desvios posturais, devido à má escolha dos exercícios.

Venha para a Pure Pilates e consiga uma boa postura trabalhando com os melhores profissionais da área. Mude de vida com a gente!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.