Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Ação do Pilates sobre a Tendinite

Pilates X TendiniteOs músculos são ligados aos ossos por estruturas fibrosas de tecido conjuntivo, os tendões. Normalmente, devido às repetições excessivas de um mesmo movimento (LER, DORT), lesões ou uma condição remática, é comum se dar uma inflamação no tendão, caracterizando a tendinite. A lesão pode acometer qualquer tendão, mas os locais mais afetados são: ombros, punhos, calcanhares e cotovelos.

Os sintomas incluem sensação de dormência, inchaço, sensibilidade em volta da articulação e dificuldade de realizar tarefas simples, que evoluem para dores muito fortes havendo a possibilidade de comprometer os movimentos da região afetada ou até resultar em incapacidade física.
O tratamento da tendinite objetiva o alívio da dor e a redução da inflamação. O repouso ou a imobilização dos tendões afetados ajuda na recuperação. E a aplicação de calor ou frio na região, bem como medicamentos antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) podem reduzir a dor e a inflamação. Se a lesão for causada por excesso de uso, os hábitos devem ser modificados para prevenir a recorrência do problema e evitar o risco de calcificações no tendão. Diversifique os movimentos e inclua pausas entre o período destas ações repetitvas.

O PILATES pode tanto prevenir como agir sobre as consequências da tendinite. O padrão físico, postural e a região afetada serão analisados para que os músculos sejam fortalecidos e alongados de forma que permaneçam equilibrados e a lubrificação das articulações potencializadas, assim, o esforço e impacto nas articulações serão bastante amenizados, as dores estabilizadas, a rigidez diminida e os movimentos se encontrarão mais saudáveis. O fato de o método se basear em exercícios fluidos, suaves e holísticos a prática da prevenção e tratamento se torna mais segura e efetiva, sempre oferecendo o bem estar durante e após a prática.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.