Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

A importância da boa postura


Passamos nossos dias envolvidos em intensas rotinas. Acordar, trabalhar, ir à escola, faculdade, trabalho, dirigir, sentar no ônibus, no banco, no restaurante... Embora não percebamos, sentar é um exercício tão comum quanto caminhar ou falar. O ato de sentar, tão comum e, por vezes, despretensioso, envolve uma das coisas que mais influenciam o bem estar da nossa coluna: nossa postura. Entende-se como postura a posição do corpo. A boa postura compreende-se como o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, quando este se encontra parado ou em movimento.

A postura adotada por nós ao sentar, tem grande influência no estado que apresentamos ao final do dia. Se pararmos um pouco para prestar atenção às pessoas à nossa volta, contabilizaremos que a maioria esmagadora delas senta e se põe de uma forma “jogada”, composta por uma combinação que é péssima: ombros caídos, pescoço tensionado e coluna arqueada. Essa postura (ou a falta dela) além de não favorecer o visual, pois deixa uma impressão de cansaço e desleixo, faz um mal inquestionável à nossa saúde e que nós não conseguimos mensurar nas diversas vezes que assim sentamos.

A forma de sentar e levantar pode ocasionar fadiga e consequentemente maior cansaço ao final do dia, desânimo e às vezes até alteração no rendimento. Adotar uma boa postura exige cuidados importantes que devem ser adquiridos desde a infância. A posição comumente adotada por grande parte das pessoas em atividades domésticas, profissionais e de lazer é a posição sentada, logo, é nesse momento que estamos mais propensos a sofrer com dores nas costas. Portanto, é mais que importante, é salutar sermos vigilantes com a nossa postura, bem como a cadeira que utilizamos, que deverá ter o assento firme para não forçar as articulações vertebrais.

Ao andar também é importante prestar atenção às postura. A posição correta de se por é ereta, sem jogar o corpo para os lados ou os ombros para frente. Ao carregar pesos, evite o sobrepeso, distribuindo igualmente o peso para os dois lados.

Através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, o Pilates trabalha a postura de cada pessoa, pois ele vai criando uma maior consciência corporal. Se você sofre de dores lombares ou lesões musculares, procure uma de nossas unidades e venha fazer Pilates conosco!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.