Hoje nós vamos falar sobre o Pilates como tratamento a uma doença que, apesar de bastante difundida e de atingir uma grande massa de pessoas, ainda é um mistério para muita gente no tocante a sintomas, prevenção e tratamento: a osteoporose.
A osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Para entender o que acontece, basta lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio. Outra característica importante é que eles estão em constante renovação, já que são formados por células encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas e por outras cuja função de produzir ossos novos. Esse processo permanente e constante possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas. Com o tempo, porém, a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos e perdem resistência. Geralmente, é uma patologia silenciosa e assintomática, até que ocorra a primeira fratura. Ela atinge mais as mulheres do que os homens e também indivíduos idosos e sedentários.
Neste sentido, o Pilates entra como parceiro no tratamento e pode desenvolver um papel muito importante, afinal, ele aumenta a força muscular e melhora o alongamento, o que estimula a coordenação muscular e aperfeiçoa a respiração. Mas como exatamente isso pode te ajudar? Vamos descobrir!
Você sofre com a osteoporose? Escolha uma de nossas unidades e venha fazer Pilates conosco!
Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.