Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

O Pilates no tratamento da osteoporose


Hoje nós vamos falar sobre o Pilates como tratamento a uma doença que, apesar de bastante difundida e de atingir uma grande massa de pessoas, ainda é um mistério para muita gente no tocante a sintomas, prevenção e tratamento: a osteoporose.

A osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Para entender o que acontece, basta lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio. Outra característica importante é que eles estão em constante renovação, já que são formados por células encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas e por outras cuja função de produzir ossos novos. Esse processo permanente e constante possibilita a reconstituição do osso quando ocorrem fraturas. Com o tempo, porém, a absorção das células velhas aumenta e a de formação de novas células ósseas diminui. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos e perdem resistência. Geralmente, é uma patologia silenciosa e assintomática, até que ocorra a primeira fratura. Ela atinge mais as mulheres do que os homens e também indivíduos idosos e sedentários.

Neste sentido, o Pilates entra como parceiro no tratamento e pode desenvolver um papel muito importante, afinal, ele aumenta a força muscular e melhora o alongamento, o que estimula a coordenação muscular e aperfeiçoa a respiração. Mas como exatamente isso pode te ajudar? Vamos descobrir!

  • Força muscular: o aumento da força muscular auxilia por meio da contração que o músculo imprime aos ossos, dando-os melhor suporte.
  • Alongamento: o alongamento auxilia na adequação de uma postura correta, na flexibilidade e na agilidade dos movimentos, sendo essencial para evitar as tão perigosas quedas.
  • Coordenação motora: importante fator para se ter um bom equilíbrio, evitando as quedas indesejadas.
  • Respiração: o pilates promove a reeducação da respiração, diminuindo, assim, o gasto energético e renovando a circulação sanguínea.

Você sofre com a osteoporose? Escolha uma de nossas unidades e venha fazer Pilates conosco!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.