Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

Conheça os exercícios de Pilates das famosas

Os pilateiros adoram ver as fotos dos exercícios que as famosas conseguem fazer nas aulas de Pilates. As fotos que elas postam nas redes sociais inspiram e motivam os outros praticantes. Elas mostram como o Pilates é prazeroso e desafiante ao mesmo tempo! A fisioterapeuta Jussara Castro, do Espaço Corpo Pilates, ajudou a gente a entender os exercícios mais avançados que rolam nas redes sociais. Vamos descobrir o objetivo de cada um deles. Olha só:

Isis Valverde mostrou que tem concentração e equilíbrio ao ficar suspensa na bola fazendo uma extensão em isometria. Neste exercício, Isis faz uma contração dos músculos do power house, glúteos, isquiotibiais, grande dorsal, trapézio e da musculatura extensora da coluna. Tudo isso aliado a uma respiração correta e alongamento axial para manter o alinhamento do corpo todo e não cair da bola. Excelente exercício para concentração, equilíbrio e fortalecimento da coluna lombar. Indicado para quem tem dores nas costas ocasionadas pela má postura.

renata_del_bianco2Neste exercício, a apresentadora Renata Del Bianco exibe um belo alongamento da cadeia anterior. No Ladder Barrel, Renata inicia fazendo um exercício de ponte e termina com a extensão completa da coluna. Alongando os membros superiores, o músculo reto do abdome, fazendo força no quadríceps femoral, nos glúteos e nos membros superiores para sustentar a posição. É um exercício avançado que requer flexibilidade e mobilidade de coluna.

Este exercício é uma progressão do exercício anterior. Renata eleva um membrorenata_del_bianco3 inferior com a força do músculo iliopsoas, sustenta a perna no ar fazendo força no abdome e ainda fica na pontinha do pé esquerdo, diminuindo ainda mais a base, tornando o exercício mais difícil e fazendo força na panturrilha. Os exercícios no Pilates nunca são tão difíceis que os instrutores não consigam deixar mais ainda, não é?

Valesca-revista-pilatesA dançarina Valesca Popozuda postou duas fotos fazendo Pilates. Na primeira ela está no Cadillac fazendo uma ponte com os membros inferiores e fazendo força nos membros superiores, segurando as alças contra a resistência. Este movimento fortalece bastante os músculos da coluna lombar, glúteos, o grande dorsal e os isquiotibiais. Essa posição tem diversas variações, aumentando a dificuldade e desafiando o aluno. No segundo exercício, Valesca usa a alça do Reformer de forma unilateral e fortalece os músculos posteriores da coxa, glúteos, e ainda faz força para sustentar a perna esquerda em isometria. Os exercícios unilaterais são bons porque garantem que o aluno faça a força de forma igual no dois membros e ainda treina a coordenação motora.

Suzana Alves ainda consegue exibir um sorriso em um exercício avançado,suzana_Edu_Enomoto-revista-pilates mostrando que Pilates se faz com prazer. Neste exercício, ela faz o “V do pilates” sustentando o tronco, fazendo muita força no abdome e no iliopsoas, se equilibrando em cima da caixa do Reformer e fazendo força com os braços segurando as alças com carga. Além disso, o exercício requer alongamento para conseguir estender totalmente as pernas. A resistência das molas sobre as cordas puxa a Suzana para trás, é preciso treinar diversas vezes no solo antes de tentar no Reformer.

izabel-goulart-revista-pilatesA modelo Izabel Goulart já mostrou que é amante do Pilates. Esse é um exercício com alto nível de dificuldade. Ela faz um agachamento, que fortalece coxa e glúteos, em cima do bosu, que trabalha equilíbrio e propriocepção, com uma caneleira como resistência e com o peso do corpo suspenso num TRX. Um exercício completo que une coordenação motora, propriocepção, força, resistência e equilíbrio. Fortalecendo membros inferiores, membros superiores, tronco e estimulando a concentração.

A fisioterapeuta lembra que esses exercícios avançados são indicados para os alunos que já fazem Pilates há algum tempo, e sempre com a orientação de um profissional capacitado. “Mas todos são possíveis de serem realizados, a repetição e a dedicação levam o movimento à perfeição. Como dizia Joseph Pilates, é preciso respeitar o seu próprio ritmo. Não interessa o que você faz, e sim, como você faz”. A Jussara escreve artigos para o Yahoo! Mulher. Legal, né?

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.