Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

A importância para a saúde de se montar um prato colorido


“Quanto mais colorido, melhor” essa afirmação não era só um truque das nossas avós para nos fazerem comer os mais variados tipos de vegetais e cereais nas principais refeições do dia. Os nutricionistas afirmam que quão maior for a variedade de cores que nós ingerirmos, maior a probabilidade de uma refeição rica em fibras, vitaminas, minerais, fotoquímicos e antioxidantes o que ajuda muito a manter um corpo saudável.

Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Para cada grupo, existe uma propriedade e vitamina importante para a alimentação. Vamos conhecer a seguir quais são essas cores e quais as propriedades de cada grupo alimentar.

  • Vermelho – alimentos indicados: tomate, melancia, goiaba, caqui, pimentão vermelho, entre outros. Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor avermelhada. O pigmento garante a proteção antioxidante, ajuda na prevenção do câncer de bexiga, mama e auxilia no combate ao colesterol.
  • Roxo – alimentos indicados: berinjela, cebola roxa, repolho roxo, pimentão vermelho e rabanete. Os alimentos arroxeados são fontes de antocianinas, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).  As antocianinas têm ação anti-inflamatória e protegem as conexões cerebrais e a memória. 
  • Amarelo – alimentos indicados: laranja, mamão, manga, pêssego, damasco, milho, abacaxi, carambola, entre outros. Alimentos amarelos contêm betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que, em excesso, podem levar ao câncer e ao envelhecimento precoce, além disso, eles têm substâncias que ajudam no processo de cicatrização.
  • Branco – alimentos indicados: couve–flor, cebola, nabo, alho poró, nirá, palmito, aipo e repolho, broto de bambu, brotos de feijão. Os alimentos brancos são fontes de cálcio e potássio. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas.
  • Verde-escuro – alimentos indicados: abobrinha verde, acelga, almeirão, agrião, bertalha, brócolis, brotos de alfafa, Chicória, couve manteiga, couve de bruxelas, coentro, espinafre, escarola, jiló, mostarda, pepino, rúcula, entre outros. Destacamos o magnésio como um dos principais minerais contidos nesse grupo de alimentos. Os alimentos verdes-escuros ajudam em mais 200 reações no organismo
  • Marrom – alimentos indicados: aveia, nozes, castanhas e cereais integrais. São alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a manter estável a glicose sanguínea.

A atividade física é indispensável, mas a alimentação é substancial. Essa é uma relação de igual peso, um esforço não tem todo o seu potencial explorado sem o outro. Aguardamos você na Pure Pilates para começar sua atividade física e, se você já for nosso aluno, lembre-se: quanto mais cor no prato, melhor!

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.