Artigos

Conheça nosso Blog ACESSE AGORA

10 de março - Dia nacional de combate ao sedentarismo

No dia 10 de março, de acordo com o calendário da Saúde comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Sem dúvida alguma o sedentarismo é considerado um mal muito sério pois vem crescendo de maneira alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se tornar num problema grave de saúde pública, transformando-se numa epidemia global.

Um estudo realizado por David Dunstan,Ph.D e chefe do Laboratório de Atividade Física na Divisão de Metabolismo e Obesidade no IDI Baker Coração e Instituto de Diabetes, em Victoria, Austrália, apresenta resultados que se aplicam não apenas aos indivíduos que estão com sobrepeso e obesidade, mas também aqueles que têm um peso saudável.

O estudo considerou principalmente os preguiçosos de plantão, os chamados “Couch potatoes”, que ficam horas assistindo televisão, mas também a quem tem o comportamento prolongado sedentário, tal como sentar-se em uma mesa em frente a um computador. Quer dizer trabalhar horas sentado é prejudicial a saúde segundo o estudo do Dr. Dunstan.

Descobriu que cada hora passada em frente à televisão diariamente foi associado com:
• 11 por cento maior risco de morte qualquer motivo,
• um aumento de 9 por cento de risco de morte por câncer e
• 18 por cento um aumento do risco de doença cardiovascular relacionados com a morte.

Portanto movimente-se, faça atividade física e não seja apenas um espectador da vida. Faça sua parte para que seu corpo trabalhe com perfeição.

A prática de exercícios físicos regularmente é aconselhada pela comunidade científica a fim de preservar o bem-estar físico, psíquico e social do ser humano, sendo que trinta minutos diários de atividade física como subir escadas ao invés de usar os elevadores, pedalar no final do dia, ir caminhando ao trabalho, supermercado e escola são suficientes para diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo como o ataque cardíaco, diabetes e obesidade, além de reduzir significativamente a incidência de hipertensão, estresse e depressão.

O sedentarismo é caracterizado pela falta, ausência e ou diminuição de atividades físicas, sendo errada a idéia de que pessoas que não estão treinando pesado nas academias são sedentárias.

Os benefícios de se praticar exercícios físicos regularmente são inúmeros como os relacionados abaixo:

  • Atitudes mais positivas: pessoas praticantes de atividades físicas são mais confiantes em relação à própria saúde, auto-estima, trabalho e fatores de estresse;
  • Aumento de desempenho: atividades físicas regulares fazem com que o indivíduo seja mais atento e ativo, melhorando sua eficácia no trabalho;
  • Aumento da capacidade cardiopulmonar: uma regularidade na prática dos exercícios físicos pode aumentar o condicionamento cardiorrespiratório tornando o coração mais forte;
  • Capacidade de trabalho mental: melhora do raciocínio, memória mais ativa e menor tempo de reação;
  • Diminuição de pressão sanguínea: o que diminui muito o risco de doenças cardiovasculares;
  • Redução da ansiedade: exercitar-se faz com os níveis de ansiedade reduzam diminuindo depressões leves ou moderadas;
  • Redução de peso corporal: exercitando-se a queima de calorias é mais eficaz, ajudando a manter o peso e a composição corpórea em níveis adequados;
  • Melhora do colesterol: ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo, aumentando o colesterol bom (HDL);
  • Melhora da inteligência: a melhoria da circulação através dos exercícios regulares aumenta o Q.I.;
  • Melhora da auto-estima;
  • Pele saudável: atividade física aumenta o fluxo sanguíneo periférico (na pele) tornando-a mais saudável e resistente;

Vida longa: biologicamente comprovado o aumento de tempo de vida para os praticantes de atividades físicas.

Há diversas maneiras para os indivíduos sedentários adotarem uma mudança de hábitos e de estilo de vida em relação aos exercícios físicos de acordo com as possibilidades de cada um.

A prática de atividade física esportiva como: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar pilates, ginástica, exercícios resistidos (peso) e até jogar bola são opções válidas para se combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida.

Fontes:

http://www.newsroom.heart.org/index.php?s=43&item=920
http://www.vittalisa.com.br/blog/?p=332

Quer saber mais? Então clique aqui e veja todos os artigos publicados.